Qual
grêmio desejamos?
Artigo
- Os tipos de grêmio estudantil e as nossas opções
O
grêmio estudantil se constitui em uma representação legítima e
democrática dos estudantes. Mas, podem ocorrer diferentes formas de
organização e atuação destas entidades estudantis.
Autoritário
ou ditatorial:
É
aquele que reproduz na escola o sistema autoritário e capitalista
que a sociedade atual nos apresenta através dos seus políticos
corruptos, dos meios de comunicação alienantes (...). É um tipo de
grêmio que não permite a participação, não está voltado para os
interesses da maioria dos alunos (...)
Paternalista
ou centralizador:
Este
é do tipo ‘demônio com cara de anjo’. Tem várias
características do autoritário. Mas é mais difícil de
percebê-las. Ele se apresenta como ‘bonzinho’, compreende a
todos, se preocupa com tudo, mas não deixa ninguém participar,
porque acha que só ele tem capacidade para fazer alguma coisa, que
os estudantes são estúpidos, e se ele não centralizar tudo, a
coisa não anda.
Liberal
ou despreocupado:
É
o grêmio que desperta simpatia na maioria despolitizada. Não é
autoritário e também não faz tudo sozinho. Todo mundo manda e
desmanda. Não tem nenhum programa. É dos tais que dizem: ‘vamos
deixar assim como está para ver como é que fica’. E acaba virando
uma bagunça organizada.
Festivo:
É
o que passa o tempo de sua gestão preocupado em organizar bailes,
torneios, gincanas etc. Mas está completamente por fora das
necessidades dos estudantes. É totalmente despolitizado. O negócio
dele é festa. Por isso não ‘incomoda’ ninguém e todo mundo
‘dança a música que a educação alienante quer’.
Democrático:
De
todos os tipos de grêmios estudantis, hoje, em nossas escolas, este
é o mais difícil de ser encontrado. E isso não acontece por mero
acaso, mas por consequência de todo um processo histórico de
repressão, de alienação e miséria, que fez de nossa geração uma
geração de cegos, surdos e mudos. Este tipo raro pode ser
identificado pela sua postura no serviço que presta aos estudantes.
É eleito por voto direto da maioria. Elabora seu programa de
atividades em cima das necessidades concretas apresentadas em
assembléia estudantil. Promove eventos que despertem a consciência
crítica e incentivem a participação e organização do Movimento
Estudantil (ME). Presta conta de seus atos periodicamente. Não toma
nenhuma decisão sozinho. É autônomo e apartidário.
Tem
consciência da importância do seu papel na construção de uma nova
educação e sociedade. “Por isso busca a conscientização,
participação e organização de todos os estudantes, colocando-se a
seu serviço”.
Diante
das principais formas com que um grêmio estudantil pode se
apresentar cabe a cada estudante escolher de que maneira a entidade
estudantil que dirige pode atuar. Será que autoritária, não
permitindo de forma concreta a participação dos colegas?
Paternalista, que centraliza todas as ações e atividades em torno
de uma pequena diretoria, subestimando a capacidade dos demais
colegas em contribuir com a entidade? Liberal, que permite a
participação de todos, mas ao mesmo tempo não dispõe de um
programa mínimo administrativo que permita identificar uma linha de
atuação? Grêmio festivo, que proporciona lazer, mas se distancia
das necessidades básicas do aluno e de sua formação política? Ou
grêmio democrático, que busca a conscientização, participação e
organização de todos os estudantes na construção de uma nova
educação e de uma sociedade mais justa e igualitária?
Grêmio
que desejamos:
-
Que colabore na construção da comunidade escolar, como elo entre
alunos, o corpo docente e técnico-administrativo;
-
Que, junto com a direção da unidade de ensino e professores, busque
as mudanças necessárias para a educação;
-
Que apresente propostas e sugestões concretas para minimizar os
problemas da escola e da comunidade na qual esteja inserido;
-
Que desenvolva o espírito de solidariedade e cooperação entre os
estudantes e a escola;
-
Que promova atividades recreativas, culturais, desportivas,
literárias e educacionais, estimulando a união de toda a classe
estudantil;
-
Que crie mecanismos que possibilitem incentivar, desenvolver e
estimular o estudante em sua vida educacional, social e profissional.
Mas, sobretudo, que possa unir a classe, tornando-a mais
participativa e consciente de seus direitos e deveres.
Site:
Mundo jovem
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